Desenhar - Interpretar e simular a realidade com criatividade
O desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais diferindo, porém, da pintura e da gravura. Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artístico. No primeiro caso, refere-se ao processo pelo qual uma superficie é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta (em geral, um lápis, caneta ou pincel) e movendo-a, de forma a surgirem pontos, linhas e formas planas. O resultado deste processo (a imagem obtida), portanto, também pode ser chamada de desenho. Desta forma, um desenho manifesta-se essencialmente como uma composição bidimensional formada por linhas, pontos e formas.O desenho envolve uma atitude do desenhista (o que poderia ser chamado de desígnio) em relação à realidade: o desenhista pode desejar imitar a sua realidade sensível, transformá-la ou criar uma nova realidade com as características próprias da bidimensionalidade ou, como no caso do desenho de perspectiva, a tridimensionalidade. Os trabalhos apresentados nesta página foram realizados pelos alunos 11º F de Desenho da Escola Secundária de Bocage no ano letivo de 2011-2012
Desenho A - 11ºAno
Conteúdos / Temas
Visão - Precepção visual - Teoria da Gestalt
Transformação dos estímulos em perceções
O papel dos órgãos sensoriais: os olhos e a recolha da informação visual
O papel do cérebro: interpretação da informação e construção de perceções
Suportes: papéis e outras matérias, propriedades do papel(espessuras, texturas, cores), formatos, normalizações, modos de conservação e reciclagem; suportes virtuais
Meios atuantes: riscadores (grafite, ceras, pastéis e afins),aquosos (aguada, têmperas, aparos e afins) e seus formatos (graus de dureza, espessuras e modos de conservação)
Infografia: tipos de ficheiro gráfico, graus de compressão, número de cores, codificação da cor, captura de imagem, alteração de dimensão em pontos de ecrã.
Técnicas
Modos de registo
Traço: natureza e carácter (intensidade, incisão, texturização, espessura, gradação, amplitude mínima e máxima do movimento, gestualidade)
Mancha: natureza e carácter (forma, textura, densidade, transparência, cor, tom, gradação)
Misto: combinações entre traço e mancha e experimentação de novos modos (colagem e outros)
Processos de análise
Estudo de formas:
- Estruturação e apontamento (esboço)
- Estudo de formas naturais (de grande e de pequena escala)
- Estudo de formas artificiais (objetos artesanais e objetos industriais)
- Estudo de objetos e contextos com apontamento das convergências perspéticas
- Estudo de contextos e ambientes (espaços interiores e exteriores, paisagem urbana e natural)
- Estudo do corpo humano (introdução à anatomia e cânones)
Domínios da linguagem plástica
Forma
Plano e superfície
- Estruturas implícitas e estruturas explícitas
- Formas modulares
- Modulação do plano e retículas
Natureza química da cor
- Cor e pigmentos: comportamento dos pigmentos, absorção e reflexão seletivas
Misturas de cor
- Mistura aditiva: cores primárias, cores secundárias ecores terciárias, cores complementares
- Mistura subtrativa: cores primárias, cores secundárias e cores terciárias, cores complementares
- Mistura ótica de cores
Organização da profundidade
- Perspetiva à mão levantada
- Perspetiva atmosférica
Organização da tridimensionalidade
- Objeto: massa e volume
- Escala: formato, variação de tamanho, proporção
- Altura: posição no campo visual
- Matéria: transparência, opacidade, sobreposição, interposição
- Luz: claridade, sombras (própria e projetada), claro-escuro
- Configuração: aberto, fechado, convexidade, concavidade
- Textura
Fichas de trabalho
Processos de análise e de síntese
Recursos didáticos
Representação grafica da figura humana
Desenho anatómico - mão
Desenho antómico - pé
Movimento e ritmo - Prof Ana Rocha
Riscadores secos sanguinea sépia e pedra negra
Materiais e técnicas de expressão
VIDEOS DEMONSTRATIVOS
Técnicas de desenho
Técnicas de pintura